Você tem dificuldade em distinguir dor de lesão? Torcer o pé ou o tornozelo correndo ou jogando futebol são lesões fáceis de identificar, afinal, você sente a dor na hora, e observar sinais como inchaço, vermelhidão, hematoma.
Os principais sinais da dor muscular são fadiga, rigidez muscular; dor mais generalizada, falta de força; limitação dos movimentos leve a moderada. Muitas vezes, o desconforto não limita a prática de exercícios e diminui após um bom aquecimento. No entanto, se seu corpo estiver muito dolorido, é melhor não forçar os movimentos e descansar. Assim, você evita não "danificar" ainda mais a musculatura e gerar uma lesão.
Caso o desconforto muscular não diminua em três a cinco dias ou for uma dor aguda e latejante, pode ser sinal de uma contusão. A presença de hematoma, vermelhidão ou inchaço local também são indícios de que você sofreu uma lesão.
Outro indicador de que você está com uma lesão (ou sobrecarregando alguma região durante o exercício, o que em longo prazo pode levar a uma contusão) é sentir desconforto sempre no mesmo lugar ao se exercitar. Por exemplo, se ao correr um dia você sente dor no calcanhar, no outro na lateral do joelho e no outro na canela, provavelmente a região só não se recuperou bem do esforço a que foi submetida no treino ou movimento anterior, mas, se toda vez que você vai correr a dor é no mesmo lugar, algo está errado e vale investigar, mesmo que não seja limitante.